quarta-feira, 27 de maio de 2009

ARCANJOS


Arcanjo

Arcanjo significa literalmente " anjo principal". O prefixo " are" significa principal ou mais importante.
A palavra Arcanjo na Bíblia está diretamente relacionada com Miguel.Algumas denominações religiosas encaram Miguel como mais um entre outros arcanjos.
Para a Gnose, os arcanjos são muitos e foram uma categoria de seres com grau de consciência superior ao dos anjos. Eles teriam sido humanos num passado muito remoto, posteriormente atingiram um grau de consciência semelhante ao dos Anjos e mais recentemente foram além, tornando-se Arcanjos. Cristo seria o mais evoluído de todos os Arcanjos.
No Islão, os Arcanjos são Miguel ou Mikail, Gabriel ou Jibril, Rafel ou Israfil e Azrael ou Azrail. Lúcifer era o líder de todos os anjos, apesar dele não ser um anjo, mas perdeu sua posição durante a Criação por ter recusado a ordem de DEUS de aceitar Adão ( e o homem) como um ser superior.
Nas tradições rabínicas do Judaismo e da Cabala, o número usual é 7 : Miguel, Rafael, Gabriel, Uriel, Sariel, Raquel e Remiel ( possivelmente o Ramiel do Apocalipse de Baruch).
Algumas denominações cristãs, como as Testemunhas de Jeová e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, ensinam que existe apenas um Arcanjo, designado por Miguel e o identificam como sendo o próprio Jesus Cristo. A razão apresentada prende-se com o fato de Miguel ser o único que é diretamente chamado de arcanjo e o termo "Arcanjo" ser usado somente na sua forma singular na Bíblia.
Muitos teólogos protestantes também ensinavam assim. No século XIX , o erudito bíblico Joseph Benson e o luterano E.W.Hengstenberg, também Spurgeon e John Gill ensinaram essa interpretação.
Na doutrina das Igrejas Protestantes, a nomenclatura dos Arcanjos pode obedecer aos esquemas seguintes:
I- Miguel, Gabriel e Lúcifer
1- Lúcifer perdendo sua posição por volta do ano zero após uma disputa com Miguel.
2- Lúcifer perdendo sua posição em algum momento da criação por se autoproclamar Deus.
Ele queria ser igual a Deus e por isso desafiou Deus, dizendo que o homem conseguiria viver sem o seu Criador. 1.a Tentação, a queda do homem, livro do gênesis.
3- Algumas correntes protestantes, afirmam que Lúcifer sempre foi o arcanjo mais leal de todos, mas, para que a repulsa que esse nutria por algumas correntes ideológicas (planos traçados às humanidades) se dissipassem ou aumentassem, a ele foi dada a tarefa de receber em seu reino os piores homens e viver na escuridão ou seja, "alheio à luz da realidade dos homens", "por trás", pois só assim cumpriria sua tarefa, se reaproximando da verdadeira luz, "que é negra como a noite e brilha como a refração das gotas do orvalho".
II- Miguel e Gabriel
De acordo com a tradição do Catolicismo, mais antiga, baseada no Antigo Testamento, identificam-se a existência de três a quatro arcanjos: Miguel, chefe da milícia celeste, Gabriel, mensageiro celeste e Rafael, protetor dos viajantes (algumas vezes Uriel é incluído entre eles). Como os quatro arcanjos, que para alguns estudiosos membros da Gnose, do livro do Apocalipse de São João (para os católicos), indentificam os arcanjos como os "Sagrados Cavalheiros, dos Sete Selos, que é aberto por cristo, o Rei ou Messias, prometido por Moisés desde o Gênesis".
Na Teologia do Judaísmo, na maioria das denominações cristãs e no Islamismo, os Arcanjos são uma categoria de anjos. Eles constituem ou presidem, cada um dos nove côros ou coortes - de-anjos, sendo que as correntes cristãs de diversas denominaçoes, garantem que com Cristo os côros ou coortes-de-anjos aumentaram, algumas indentificando o número em torno de quinze.

Fonte: Wikipédia - A Enciclopédia livre. Enciclopédia Dos Anjos - James R. Lewis, Evelyn Dorothy Oliver - Makron Books.

Nenhum comentário:

Postar um comentário