quinta-feira, 28 de maio de 2009

ARCANJO MIGUEL


São Miguel Arcanjo



Significado do nome: O significado do nome é motivo de debate. A maioria das denominações cristãs entendem que o nome deverá ser traduzido em forma inquisitiva, tal como " Quem é como DEUS?" ou "Quem é semelhante a DEUS?". Outros defendem que seja uma afirmação: " Aquele que é como DEUS", argumentando que o sufixo " el", que significa "DEUS", é usado em outros nomes bíblicos em forma de formação, tal como Daniel ("Meu juiz é DEUS"), Emanuel ("Connosco está DEUS"), Ezequiel ("A força de DEUS"), Samuel ("Nome de DEUS") ou Gamaliel ("Recompensa de DEUS").
Seu nome, que significa "aquele que é como DEUS", deriva-se originalmente dos caldeus (mesopotâmios), pelos quais ele era adorado como uma divindade. No Islamismo, ele é chamado MICAIL. Ele é tradicionalmente considerado o chefe da ordem das virtudes, chefe dos arcanjos, prícipe da presença, anjo do arrependimento, justiça, misericódia e santificação; e governante do quarto céu. No Islamismo ele vive no sétimo céu, conquistador de Satanás.
São Miguel Arcanjo é considerado o chefe dos exércitos celestiais, padroeiro da Igreja Católica, e é comemorado pela Igreja Católica em 29 de Setembro.
O catolicismo mantém uma considerável devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente demonstrada nas situações em que são efetuados pedidos de livramento dos seus fiéis contra ciladas do demônio e dos espíritos maléficos.
Acredita-se ainda que, durante as orações, e quando o nome do Arcanjo é invocado, este defenderá os crentes, com o grande poder que DEUS lhe concedeu, protegendo-os contra os perigos, as forças do mal e os inimigos. Amigo incondicional da humanidade, São Miguel não sorriu mais desde que o inferno foi criado.
A escassa referência das Escrituras a pessoa de Miguel é considerada por alguns como uma demonstração de discrição ou importância relativa que envolve a sua figura.
São Miguel é considerado o maior de todos os três anjos principais do monoteísmo, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Ele foi identificado como o anjo que segurou a mão de Abrão quando estava para sacrificar seu filho Isaac.Em Ap.20:1, acredita-se que Miguel é aquele que descerá do céu com "a chave do abismo e uma grande corrente em sua mão", acorrentando o dragão satânico por mil anos.
Ele também é mencionado como um dos anjos que abriu o peito de Maomé antes da "jornada Noturna", a famosa visão em que o profeta viaja para o céu.
Diz-se que São Miguel auxiliou quatro outros grandes anjos - Gabriel, Uriel, Rafael e Metatron - no enterro de Moisés e disputou com Satanás a posse do corpo. São Miguel Arcanjo é frequentemente igualado ao Espírito Santo, o Logos, Deus, e Metatron nas literaturas místicas-ocultista, e em Baruque III, Miguel " contém as chaves do reino dos céus".
Nas tradições da Pérsia antiga, ele era chamado de Beshter, "aquele que provê sustento para a humanidade". Diz-se também que as lágrimas derramadas por Miguel sobre os pecados dos fiéis formaram os Querubins. Ele tem sido considerado" o pesador de almas ".
Na Idade Média, Miguel era considerado o psicopombo, o condutor de almas para o outro mundo. Como a igreja estava ansiosa por atrair os antigos adoradores pagãos da Gália romana, que permaneciam fiéis ao Deus Mercúrio, eles assimilaram São Miguel como esse Deus do submundo. Capelas dedicadas a São Miguel apareceram sobre as ruínas dos templos mais antigos, e os muitos "Montes de Miguel " encontrados em toda a Europa atestam o poder do antigo arquétipo da colina dos mortos.

Príncipe das hostes do Senhor;

Portador Padrão, Poderoso Serafim;

Um dos sete que estão diante do Trono;

Desafiador Audaz cujo grito atravessa as abóbadas do céu:

" Que é semelhante a DEUS ! "

Guardião da raça escolhida de DEUS,

Campeão Glorioso da Igreja de Cristo sob a Nova Lei;

Defensor Triunfante das mulheres e seu Filho;

Conquistador do Dagão e Amarrador de sua força,

Líder das almas para a santa luz.

(Padre Husslein, S.J.)

Entre os pergaminhos do do Mar Morto, há um intitulado "A Guerra dos Filhos da Luz contra os Filhos das Trevas", em que São Miguel é chamado de "Príncipe da Luz" e guerreia contra os anjos das trevas, estando estes últimos sob o comando do demônio Belial.
São Miguel aparece predominantemente nos escritos seculares, como os de Dante e Milton, e na ficção contemporânea ele serve como arquediácono do Bispo Brougha em "The Bishop´s Wife", de Robert Nathan.
Joana D'Arc declarou que Miguel era um jovem guerreiro que apareceu diante dela e anunciou sua missão de salvar a França. Ele foi o único anjo individual honrado em festas litúrgicas antes do século IX, e a devoção a este anjo poderoso foi evidenciada pelo quarto século nas igrejas de Constantinopla e imediações. A festa de São Miguel e dos anjos é celebrada desde o século V próximo a Roma. Diz-se que Miguel apareceu no Monte Gargano ( perto de Foggia, Itália) por volta do ano 490, e em Monte São Miguel (Manche, França) no ano 780. São Miguel ainda hoje é honrado nestes santuários. A Arquefraternidade do Arcanjo São Miguel foi estabelecida pelo Papa Leão XIII em 1878.
Nos tempos modernos, São Miguel é considerado o santo padroeiro da Alemanha, além dos mercadores, marinheiros, soldados e policiais. Em 8 de agosto ele é honrado nas Igrejas: grega, armênia e cóptica.

OBS: O Arcanjo Miguel pertence ao primeiro Raio de luz ou chama AZUL.
É o Raio ou chama de luz da Vontade de Deus, do Poder Divino.
Atributos desse Raio de luz ou Chama:
Luz
Perfeição
Vontade Divina
Proteção
Direção
Obediência
Construção
Amor a Deus
Poder
Ordem
Coragem
Aceitação de si mesmo
Vitória

Os Anjos desse Raio (ou chama de luz) de luz Azul , estão subordinados à São Miguel Arcanjo. Nos ajudam a libertarmos-nos dos problemas espirituais, podendo também atuar no plano físico.
Eles podem atender-nos prontamente pois estão mais próximos do planeta Terra.
Atuam neste Raio de Luz Azul o Arcanjo Miguel e suas legiões de Anjos com EL Morya; são a porta para o mundo etéreo.

Fonte: Enciclopédia dos Anjos, Lewis, James R. e Evelyn Dorothy Oliver e Wikipedia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial